Avançar para o conteúdo principal

Quem tem medo do Armagedom?

Hoje palavras como Apocalipse e Armagedom são usados quase que diariamente, e o pior é que geralmente causam mais medo e pavor do que esperança e certeza. Depois de terremotos como o do Haiti ou do Chile este uso acentua-se. Mas, tudo isto nasce de um conhecimento superficial da Bíblia, a Palavra de Deus.O Apocalipse, o último livro da Bíblia, fala do grande conflito entre o bem e o mal; entre Deus e o Diabo. E, a última batalha é chamada de Armagedom.
No capítulo 16:16 lemos que as nações se “congregam no lugar que em hebreu se chama Armagedom”.
O verdadeiro significado de Armagedom tem sido objeto de discussões acaloradas entre os estudiosos da questão.
Alguns acham que haverá um lugar no Oriente Médio onde nações irão se reunir para um combate real entre as forças do bem e do mal.Todavia, o contexto do Apocalipse deixa claro que o Armagedom será um batalha espiritual porque é uma façanha impossível reunir todos os exércitos do mundo em um só lugar.
A etimologia da palavra já diz alguma coisa. Armagedom quer dizer “montanha de Megido”.
A Bíblia diz que Megido era uma cidade(Josué 17:11 e 12)que ficou famosa por causa de uma batalha que ocorreu junto ao ribeiro de Quison, também chamado de ‘águas de Megido” (Juizes 5:19 a 21). Contudo, o apocalipse fala de “montanha de megido”. Onde estaria esta montanha e qual o seu significado?
Uma observação bem feita na geografia da Palestina nos permite ver que a única montanha nas proximidades da cidade de Megido é a cadeia montanhosa do Carmelo. Foi nesta montanha que o profeta Elias enfrentou os profetas falsos de Baal, um deus pagão (I Reis 18:17 a 46).
Este episódio “na montanha de Megido” do passado será repetido por ocasião da Volta de Cristo. Na Segundo vinda de Cristo (e acontecimentos dela decorrentes) haverá uma batalha entre o bem e o mal, a última parte desta milenar guerra entre Cristo e Satanás.
Esta guerra entre Cristo e Satanás começou há muito tempo. De acordo com Apocalipse 12:7 a 9 Satanás estava no céu e era um anjo de luz. Orgulhou-se e quis ser igual a Deus e foi expulso para Terra trazendo dor, miséria e morte. O texto diz: “Então houve guerra no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão. E o dragão e os seus anjos batalhavam, mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou no céu.E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele.” Apocalipse 12:7 a 9.
A luta entre Elias (o bem) e os profetas de Baal(o mal) não foi com armas literais. Mas, na ocasião, Deus manifestou seu poder derramando fogo do céu e destruindo os ímpios seguidores do deus pagão. No final de tudo por ocasião do Armagedom, os ímpios também serão destruídos. Embora se fala de Armagedom no capítulo 16 de Apocalipse é no capítulo 19 que ele é retratado. O evangelista viu que no final, os ímpios, que são chamados de os “demais mortos” foram eliminados com “a espada que saía da boca do que estava assentado sobre o cavalo”. (Apocalipse 19:21, comparar com I Reis 18:40)
Portanto, amigo leitor, o que aconteceu há muitos séculos vai se repetir no futuro numa escala mundial quando Deus intervir nos negócios humanos.
Armagedom, é símbolo de um momento em que Cristo irá voltar a esta terra e implantar aqui o reino de Deus. Não precisamos ter medo do Armagedom. O Armagedom será a libertação dos filhos de Deus. Com a intervenção de Cristo teremos o fim do mal e conseqüentemente da morte, das doenças, das separações, enfim das dores pelas quais passamos (Apocalipse 21:1 a 4)
Só aqueles que não estiverem preparados é que terão medo do Armagedom. Ele é em última análise a ocasião em que o mal e seus seguidores serão eliminados (Apocalipse 20:9 e 10) e os filhos de Deus entrarão em uma nova era de paz e felicidade.
Você ainda tem medo do Armagedom?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Santa Ceia e as Crianças Não Batizadas

O assunto apresentado no título parece ser sem muita importância, já que temos tantos outros para ocupar nosso tempo e preocupações. Todavia, em se considerando que estamos lidando com crianças na fase plástica da vida; e que qualquer atitude lhes afeta o futuro, temos que pensar na questão. Em virtude de a Bíblia, Espírito de Profecia, ou Manual da Igreja não estabelecerem uma posição dogmática sobre o que fazer em tal caso, obviamente surgem diferentes posições na igreja. Os que defendem a participação das crianças não batizadas na Ceia fundamentam-se na refeição pascal do antigo Israel (Êxodo 12:21 a 26). Segundo eles a refeição era para toda a família, e portanto a participação das crianças não era vetada. Outro grupo crê que deveríamos evitar que as crianças imaturas participem pois ainda não compreendem o significado espiritual do ato. Bem, o que temos a observar é que toda e qualquer posição tomada sobre o assunto deveria passar pelo crivo dos princípios bíblicos de respeit...

Uma breve história da Igreja Adventista do Iguatemi - Porto Alegre-RS

Porto Alegre é considerada uma das cidades com um dos menores índices de presença adventista entre as capitais brasileiras. A Organização Adventista tem se preocupado com esta defasagem de membros e igrejas e algumas decisões tem sido tomadas visando diminuir estes índices e ao mesmo tempo cumprir a comissão evangélica de Mateus 28: 18 a 20. Uma destas iniciativas de expansão foi o surgimento da Igreja Adventista do Iguatemi, congregação que começou a operar no dia 04 de setembro de 2010. Localizada em uma região de classe média da capital gaúcha entre três grandes centros de compra (Shopping Centers) comemorou seu primeiro ano de atividades com uma lista de membros no total de 246 pessoas entre admitidos por transferência e batismo. Devido ao seu inicio diferenciado, a nova congregação tem despertado a atenção e curiosidade de lideres e observadores. O presente artigo pretende fazer uma breve descrição do surgimento e desenvolvimento desta comunidade em um local antes sem presença...

A Igreja Adventista do Sétimo Dia e o Ecumenismo

Se você, prezado leitor ,conhece a doutrina e a teologia da Igreja Adventista do Sétimo Dia, deve estar questionando a necessidade deste artigo. Mesmo porque qualquer pessoa que tiver contato com a literatura adventista vai descobrir que por sua formação e história a denominação não apóia qualquer tentativa de união religiosa nos moldes do ecumenismo moderno. Alguns poucos textos de Ellen Gould White ,a escritora mais lida da igreja , depois da Bíblia, bastariam para convencer qualquer pessoa sobre tal posição. Vejamos: ELLEN GOULD WHITE E O ECUMENISMO “ ... mundanos juntamente aceitarão, a forma de piedade , destituída de sua eficácia , e verão nesta aliança um grandioso movimento para conversão do mundo, e o começo do milênio há tanto tempo esperado.” 1 “Mediante dois grandes erros- a imortalidade da alma e a santidade do Domingo -- Satanás há de enredar o povo em suas malhas . ”. 2 “A vasta diversidade de crenças nas igrejas protestantes é por muitos considerada ...