Avançar para o conteúdo principal

7 razões pelas quais eu creio na direção de Deus em minha vida

Pensando na minha vida e dos personagens da Bíblia resolvi escrever este artigo sobre algumas razoes pelas quais eu creio na direção e orientação de Deus. Optei pelo número 7 para ser o titulo por razões obvias, mas com certeza você encontrará muitas outras em sua existência. Este tema nos permite pensar um pouco e refletir sobre o que Deus tem feito por nós ao mesmo tempo em que nos desafia em relação a Ele.
1- Porque Ele dirigiu o meu passado.


É famoso o texto que diz que nada temos a temer quanto ao futuro a não ser que nos esqueçamos de como Deus nos guiou no passado. Isto é particularmente verdade quando olhamos para nossa vida pessoal. Infelizmente com freqüência nos esquecemos dos cuidados e proteção do Senhor em tempos passados. Esquecemo-nos de quantos obstáculos já transpusemos, quantas vitórias já alcançamos, quantas bênçãos já recebemos, e às vezes perdemos a calma, perdemos o sono, perdemos a paciência com as coisas e consciente e inconscientemente perdemos a confiança em Deus...
Será que o Deus que nos ajudou no passado continua sendo o mesmo Deus? Sim, Ele está vivo e ativo e pode nos ajudar! Você e eu podemos falar disto.
2- Porque Ele me ama.


O apóstolo Paulo estimulou os seus leitores a compreenderem a altura, a largura, o comprimento do amor de Deus. Ter uma compreensão do amor de Deus nos permite confiar nele e saber que Ele se interessa por cada ponto de nossa vida. Ele nos ama quando estamos de bem com Ele e continua nos amando mesmo quando somos filhos rebeldes. Seu amor é imutável e inalterável.
Seu amor não conhece barreiras intransponíveis e tudo isto para nos guiar e salvar.
3- Porque Ele é o Deus do macrocosmo e do microcosmo.


Somos tentados a pensar que Deus está olhando e nos auxiliando apenas nas grandes decisões e dificuldades da vida. Mas não é assim, pois até os fios de cabelo de nossa cabeça estão contados. Aquele que se importa pelos pequenos pardais é o mesmo Pai que olha por nós e dirige nossos passos. No dizer de Ellen White, “nada do que de algum modo se relaciona com a nossa paz é tão insignificante que o não observa?” Caminho a Cristo, p.98.
Ele é o Deus do macro( as coisas consideradas grandes) mas é também o Deus do micro( as coisas consideradas pequenas).
Ele é quem acompanha você quando sai de casa para o trabalho e permanece até nas tarefas mais simples que você faz. Ele está com você neste momento em que você lê este artigo.
4- Porque Ele promete e cumpre.


Em um tempo de tantas promessas não cumpridas e de tantas juras não realizadas seria bom pensar que a Bíblia está repleta de promessas cumpridas pelo nosso Deus. A principal delas é aquela onde Ele promete que salvaria o homem (Gênesis 3:15) e na hora certa Jesus veio buscar e salvar o que se havia perdido (Gálatas 4:4 e Lucas 19:10).
5) Porque não há promessas maiores do que as dele.


No livro de Hebreus se diz que quando Deus fez a promessa a Abraão como não tinha ninguém superior a Ele para jurar, jurou por si mesmo (Hebreus 6:13).
Este é o nosso Senhor e fora dele não há outro.
6) Porque Ele conhece a minha estrutura.


O salmista já dizia que o Senhor conhece a nossa estrutura e sabe que “somos pó”.
Por mais fortes que aparentemente sejamos, somos pó e o pior somos pecadores. Portanto, qualquer tentativa de dirigir sozinho a vida será infrutífera.
Falando a Josué que tinha diante de si uma gigantesca e aparentemente impossível tarefa O Senhor disse: “Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus é contigo por onde quer que andares.”(Josué 1:9)
Este verso mostra que por mais forte que Josué fosse ainda era fraco para o desafio, mas quando o Senhor estivesse com ele, seria forte e corajoso. Comigo e com você não é diferente.
7) Porque Ele me criou, sustém e voltará para me buscar.


O homem procura uma chave para os mistérios da origem, propósito e do destino (dele e do universo).Tentativas tem sido feitas para explicar de onde viemos? O que estamos fazendo aqui? E para onde vamos?
Por exemplo, Darwin com o seu evolucionismo dizia que o homem é influenciado por seus ancestrais. Freud afirmava que o homem é dirigido por seu subconsciente. Já para Marx em sua teoria, o ser humano é motivado por uma necessidade econômica.
O problema com estas soluções é que elas se centralizam no homem. Elas são soluções antropocêntricas, quando necessitamos de solução teocêntricas ( cujo centro é Deus).
Que o homem é inadequado para ser aceito como autoridade final é a mais clara lição de todos os tempos. Como disse Paul Tillich respondendo àqueles que queriam tirar Deus da história: “Deus morreu no século 19 e o homem morreu no século 20”
A resposta para a questão está no “Deus do céu que revela os mistérios”Dan. 2:28
A Bíblia abre a cortina e mostra que viemos de Deus e que finalmente como Soberano nos levará de volta para Ele na consumação escatológica.
Ela nos mostra que Deus ó o Soberano do Universo, mas também é o Soberano de nossa vida.
O Deus do macrocosmo é o Deus do microcosmo. Ele valoriza cada pessoa mais do que o ouro, prata, bronze, ou o ferro prometendo a cada pessoa um lugar no seu reino.
Em resumo ao livro sagrado me assegura que fui criado por Deus, fui salvo pelo sangue de Jesus e serei glorificado na segunda vinda de Cristo. Por isto só posso cantar”: “Que segurança sou de Jesus” e porque “Ele vive posso crer no amanhã’ pois já “desfruto o gozo da luz” porque “herdeiro sou de meu Deus e das moradas santas no céu”.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Santa Ceia e as Crianças Não Batizadas

O assunto apresentado no título parece ser sem muita importância, já que temos tantos outros para ocupar nosso tempo e preocupações. Todavia, em se considerando que estamos lidando com crianças na fase plástica da vida; e que qualquer atitude lhes afeta o futuro, temos que pensar na questão. Em virtude de a Bíblia, Espírito de Profecia, ou Manual da Igreja não estabelecerem uma posição dogmática sobre o que fazer em tal caso, obviamente surgem diferentes posições na igreja. Os que defendem a participação das crianças não batizadas na Ceia fundamentam-se na refeição pascal do antigo Israel (Êxodo 12:21 a 26). Segundo eles a refeição era para toda a família, e portanto a participação das crianças não era vetada. Outro grupo crê que deveríamos evitar que as crianças imaturas participem pois ainda não compreendem o significado espiritual do ato. Bem, o que temos a observar é que toda e qualquer posição tomada sobre o assunto deveria passar pelo crivo dos princípios bíblicos de respeit

Uma breve história da Igreja Adventista do Iguatemi - Porto Alegre-RS

Porto Alegre é considerada uma das cidades com um dos menores índices de presença adventista entre as capitais brasileiras. A Organização Adventista tem se preocupado com esta defasagem de membros e igrejas e algumas decisões tem sido tomadas visando diminuir estes índices e ao mesmo tempo cumprir a comissão evangélica de Mateus 28: 18 a 20. Uma destas iniciativas de expansão foi o surgimento da Igreja Adventista do Iguatemi, congregação que começou a operar no dia 04 de setembro de 2010. Localizada em uma região de classe média da capital gaúcha entre três grandes centros de compra (Shopping Centers) comemorou seu primeiro ano de atividades com uma lista de membros no total de 246 pessoas entre admitidos por transferência e batismo. Devido ao seu inicio diferenciado, a nova congregação tem despertado a atenção e curiosidade de lideres e observadores. O presente artigo pretende fazer uma breve descrição do surgimento e desenvolvimento desta comunidade em um local antes sem presença

Ronald Reagan e o testemunho cristão

No ultimo dia 14 de setembro, Karen Tumulty, colunista do jornal americano Washington Post publicou uma carta inédita do ex-presidente Ronald Reagan. Em 07 de agosto de 1982 o presidente escreve para seu sogro que estava no leito de morte. Reagan, o ex-ator de Hollywood que aparentemente não era religioso, nem frequentador assíduo de uma igreja, surpreende com sua firmeza e crença em Jesus Cristo.  Loyal Davis, o sogro, um  médico ateu, que dias antes havia dito que não acreditava em Jesus Cristo, sua divindade, seu nascimento virginal ou sua ressurreição.  Reagan envia sua missiva com o intento claro de consolá-lo e ao mesmo tempo, segundo Karen, desempenhar “uma urgente missão - resgatar uma alma.”  Entre outras coisas Reagan compartilha com Davis como, devido à oração, cria ter sido curado de uma úlcera de estômago, enquanto era governador da Califórnia. Detalhou os vários sintomas horríveis que teve, e como todos  desapareceram milagrosamente um dia. No tal dia em que