Avançar para o conteúdo principal

A Bíblia e o Suborno

Suborno e corrupção... estas duas palavras tem saturado a mídia nacional. Os casos são os mais diversos envolvendo personagens considerados “ilustres” da vida do País.

Quer queiramos ou não todos nós somos afetados por estas atitudes nefastas e inescrupulosas feitas por alguns cidadãos em detrimento dos outros.

Desta forma resolvi escrever um pouco sobre tão falado assunto. Todavia, gostaria de abordar o problema de forma diferente do até agora enfocado.

Parece-me que o que se tem falado e escrito versa mais sobre diagnósticos do que sobre cura.

A Bíblia mostra o suborno como um sintoma próprio de um caráter defeituoso e não apenas fruto de uma pressão social ou política.

Por exemplo o primeiro caso de suborno está registrado em Gênesis, capítulo 3, onde é narrada a tentativa (e o sucesso) de Satanás em perverter o ser humano, que até então era inocente. Percebendo a fragilidade de Eva, o diabo lhe diz: “... o dia em que comerdes deste fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal”. E realmente Adão e Eva ao comerem do fruto aceitaram o suborno proposto por Satanás, e conheceram o mal não apenas intelectualmente como já conheciam, mas o conheceram experimentalmente, um desastre do qual ainda colhemos os frutos em nosso planeta. Através da aceitação deste suborno nossos primeiros pais fizeram com que o pecado entrasse no mundo e com ele todas as mazelas que nos afligem entre elas a morte, a dor, o sofrimento, a doença...

No livro de Êxodo 23:8 ao falar à incipiente nação israelita Deus diz: “Não aceitarás suborno, porque o suborno cega os que tem vista, e perverte a palavra dos justos .”

O contexto desta passagem determina que o suborno, ou os presentes interesseiros, cegam àqueles que tem vista ou que testemunharam alguma coisa e a distorceram diante do juiz.

Se andarmos um pouco mais em nossa pesquisa, nos deparamos com Salomão, o mais sábio rei de Israel em seus Provérbios afirmando: “O suborno é talismã para quem o dá: para qualquer lado que se volta tem sucesso.” Aparentemente como um rei e político Salomão esteja falando sobre o sucesso e a eficiência deste método para um homem conseguir o que deseja. Porém, se continuarmos a leitura de Provérbios 17:8 e lermos o verso 23, veremos que o autor identifica a pessoa que aceita o suborno como sendo injusta.

Se o sábio fala assim de quem recebe, imagine o que falaria de quem oferece o suborno.

Contudo, o mais esdrúxulo caso de suborno ocorre quando os sacerdotes e líderes da época de Jesus subornam os guardas para contarem o boato de que Jesus não havia ressuscitado, mas que os discípulos haviam roubado o corpo (Mateus 28:12).

Este incidente demonstra-nos o mais baixo nível de moral em que desce um ser humano em rebelião contra Deus.

Realmente o que está por detrás de uma atitude corrupta é a rebelião e o conseqüente afastamento de Deus. Pense por exemplo em um alto funcionário público que recebe um polpudo salário recebendo suborno... o que está por detrás desta atitude indecorosa e desonrosa? Não se pode dizer que ele faz isso por necessidade, mas por causa de uma vida destituída de princípios e de um caráter manchado pelo egoísmo e pela ganância.

Na Bíblia a corrupção do ser humano em suas várias manifestações é fruto de uma natureza depravada que ele herdou ou adquiriu. Natureza esta em oposição aos ditames divinos.

A única esperança para esta sociedade permissiva e corrupta de nossos dias é volver-se para Deus tal qual o girassol vira-se para o sol buscando um sentido para sua existência e uma motivação para viver honestamente.

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A Santa Ceia e as Crianças Não Batizadas

O assunto apresentado no título parece ser sem muita importância, já que temos tantos outros para ocupar nosso tempo e preocupações. Todavia, em se considerando que estamos lidando com crianças na fase plástica da vida; e que qualquer atitude lhes afeta o futuro, temos que pensar na questão. Em virtude de a Bíblia, Espírito de Profecia, ou Manual da Igreja não estabelecerem uma posição dogmática sobre o que fazer em tal caso, obviamente surgem diferentes posições na igreja. Os que defendem a participação das crianças não batizadas na Ceia fundamentam-se na refeição pascal do antigo Israel (Êxodo 12:21 a 26). Segundo eles a refeição era para toda a família, e portanto a participação das crianças não era vetada. Outro grupo crê que deveríamos evitar que as crianças imaturas participem pois ainda não compreendem o significado espiritual do ato. Bem, o que temos a observar é que toda e qualquer posição tomada sobre o assunto deveria passar pelo crivo dos princípios bíblicos de respeit

Uma breve história da Igreja Adventista do Iguatemi - Porto Alegre-RS

Porto Alegre é considerada uma das cidades com um dos menores índices de presença adventista entre as capitais brasileiras. A Organização Adventista tem se preocupado com esta defasagem de membros e igrejas e algumas decisões tem sido tomadas visando diminuir estes índices e ao mesmo tempo cumprir a comissão evangélica de Mateus 28: 18 a 20. Uma destas iniciativas de expansão foi o surgimento da Igreja Adventista do Iguatemi, congregação que começou a operar no dia 04 de setembro de 2010. Localizada em uma região de classe média da capital gaúcha entre três grandes centros de compra (Shopping Centers) comemorou seu primeiro ano de atividades com uma lista de membros no total de 246 pessoas entre admitidos por transferência e batismo. Devido ao seu inicio diferenciado, a nova congregação tem despertado a atenção e curiosidade de lideres e observadores. O presente artigo pretende fazer uma breve descrição do surgimento e desenvolvimento desta comunidade em um local antes sem presença

Ronald Reagan e o testemunho cristão

No ultimo dia 14 de setembro, Karen Tumulty, colunista do jornal americano Washington Post publicou uma carta inédita do ex-presidente Ronald Reagan. Em 07 de agosto de 1982 o presidente escreve para seu sogro que estava no leito de morte. Reagan, o ex-ator de Hollywood que aparentemente não era religioso, nem frequentador assíduo de uma igreja, surpreende com sua firmeza e crença em Jesus Cristo.  Loyal Davis, o sogro, um  médico ateu, que dias antes havia dito que não acreditava em Jesus Cristo, sua divindade, seu nascimento virginal ou sua ressurreição.  Reagan envia sua missiva com o intento claro de consolá-lo e ao mesmo tempo, segundo Karen, desempenhar “uma urgente missão - resgatar uma alma.”  Entre outras coisas Reagan compartilha com Davis como, devido à oração, cria ter sido curado de uma úlcera de estômago, enquanto era governador da Califórnia. Detalhou os vários sintomas horríveis que teve, e como todos  desapareceram milagrosamente um dia. No tal dia em que