Avançar para o conteúdo principal

O Apocalipse e a Saúde

Remédios falsificados , doentes nos corredores à espera de um leito, pessoas nas filas buscando um órgão para transplante, descobertos novos vírus...
Situações como estas nos levam a valorizar ainda mais a saúde.
E, o que é saúde? O dicionário a define da seguinte maneira: estado do que é são, do que tem as funções orgânicas regulares.
Bem, vai pensar você, e o que isto tem a ver com o Apocalipse? Na verdade o livro do Apocalipse faz alusão ao assunto. Em Apocalipse 22:4 lemos sobre a Nova Jerusalém, o seguinte: “No meio da sua praça, e de ambos os lados do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a cura das nações.” A expressão “para cura das nações” tem preocupado os estudiosos da Bíblia. Se na Nova Terra não entra nem morte, nem doença porque as folhas da árvore seriam para cura? A palavra cura (terapeo) indica tanto o aspecto de curar quanto o de preservar a saúde. O texto explica que mesmo no novo mundo nós estaremos dependentes de Cristo para termos vida e saúde. Assim sendo, o ato de comer do fruto e usar as folhas seria uma maneira de preservar a saúde. O autor do último livro da Bíblia quer demonstrar que hoje e por toda a eternidade teremos saúde e vitalidade.
Todavia, em um mundo com tantos riscos e doenças a grande pergunta é: Como ter boa saúde?
Parece até uma ironia, mas o mais antigo livro do mundo contém advertências e informações que seguidas trarão uma vida mais abundante e saudável.
A Bíblia Sagrada, o melhor e mais completo livro, fala sobre a doença como uma intrusa. Ao ler Gênesis 1:31 vemos que ao criar o ser humano Deus “viu tudo quanto fizera, e eis que tudo era muito bom...” Esse texto bíblico prova que Deus criou o ser humano perfeito em todos os sentidos, inclusive na saúde. A doença veio com a chegada do pecado. Com ele vieram a dor e o sofrimento. Este mundo transformou-se desde então numa combinação de hospital, campo de batalha e cemitério. Contudo, nem tudo está perdido. Deus em sua sabedoria deu alguns conselhos e leis que ajudariam o ser humano a ter boa saúde.
Convido você amigo leitor, a analisar alguns itens sobre a saúde contidos no Grande manual da saúde, a Escritura Sagrada, são eles:
  1. O ser humano deveria ser cuidadoso sobre o que comer: Em Levítico 11:47 lemos que o ser humano deveria fazer distinção entre os tipos de animais que poderia comer e se seriam saudáveis ou não. “Para fazer diferença entre o imundo e o limpo; e entre animais que se podem comer e os animais que não se podem comer.” O apóstolo Paulo disse em I Coríntios 10:31 que “quer comais, quer bebais, fazei tudo para glória de Deus.” Alguns acham que podem comer de tudo.
Porém uma dieta equilibrada não só trará mais saúde como tornará a pessoa mais apta para glorificar a Deus , afinal de contas o nosso corpo é o templo do Espírito Santo e como tal deve ser preservado. “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.” I Coríntios 3:16 e 17
  1. O ser humano deveria ser cuidadoso sobre o que beber: Bebidas fortes ou alcoólicas deveriam ser evitadas. Dentre os vários conselhos, encontramos estes dois, Provérbios 20:1 “O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; todo aquele que por eles é vencido não é sábio.” Romanos 13:13 “Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicias e dissoluções, não em contendas e ciúmes...” A água é uma das grandes bênçãos que Deus nos deixou. Na saúde ou na doença ela é sempre benéfica.

  1. O ser humano deveria ser cuidadoso com o que vestir:A Bíblia diz que as vestes do cristão devem ser modestas e decentes. Paulo diz em I Timóteo 2:9 “Quero, do mesmo modo, que as mulheres se ataviem com traje decoroso, com modéstia e sobriedade, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos custosos...”

  1. O ser humano deveria evitar a imoralidade: o sétimo mandamento da lei de Deus fala: “Não cometerás adultério.” Deus deu este mandamento porque sabia que a infidelidade conjugal poderia trazer sérios problemas de culpa e consequentemente de saúde física. Há uma relação entre a atitude mental e a saúde física. Aliás grande parte das doenças estão na mente das pessoas. Davi já dizia no Salmo 32:3 a 5 “Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em seguidão de estio. Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei aoSenhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado.”
  2. O ser humano deveria equilibrar trabalho com repouso: tanto o trabalho quanto o repouso são essenciais para uma boa saúde. O difícil é equilibrá-los em nossa vida. Deus fez algo certo, em Êxodo 20:8 a 10 Ele diz que o ser humano deveria trabalhar durante seis dias e no sétimo descansar. “Lembra-te do dia do Sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o Sábado os Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, bem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.” Depois de uma semana de trabalhos o Sábado é como um oásis no deserto. Neste oásis, providenciado por Deus, o ser humano pode descansar das suas lutas, aflições e da correria da vida diária. O Sábado é também um momento de encontro com Deus e com a família, ele nos lembra que existe um criador que nos ama e quer o melhor para nós.

Amigo leitor, o grande desejo de Deus para você aqui e na vida eterna é que “tenhas saúde” (III João 2)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Santa Ceia e as Crianças Não Batizadas

O assunto apresentado no título parece ser sem muita importância, já que temos tantos outros para ocupar nosso tempo e preocupações. Todavia, em se considerando que estamos lidando com crianças na fase plástica da vida; e que qualquer atitude lhes afeta o futuro, temos que pensar na questão. Em virtude de a Bíblia, Espírito de Profecia, ou Manual da Igreja não estabelecerem uma posição dogmática sobre o que fazer em tal caso, obviamente surgem diferentes posições na igreja. Os que defendem a participação das crianças não batizadas na Ceia fundamentam-se na refeição pascal do antigo Israel (Êxodo 12:21 a 26). Segundo eles a refeição era para toda a família, e portanto a participação das crianças não era vetada. Outro grupo crê que deveríamos evitar que as crianças imaturas participem pois ainda não compreendem o significado espiritual do ato. Bem, o que temos a observar é que toda e qualquer posição tomada sobre o assunto deveria passar pelo crivo dos princípios bíblicos de respeit

Uma breve história da Igreja Adventista do Iguatemi - Porto Alegre-RS

Porto Alegre é considerada uma das cidades com um dos menores índices de presença adventista entre as capitais brasileiras. A Organização Adventista tem se preocupado com esta defasagem de membros e igrejas e algumas decisões tem sido tomadas visando diminuir estes índices e ao mesmo tempo cumprir a comissão evangélica de Mateus 28: 18 a 20. Uma destas iniciativas de expansão foi o surgimento da Igreja Adventista do Iguatemi, congregação que começou a operar no dia 04 de setembro de 2010. Localizada em uma região de classe média da capital gaúcha entre três grandes centros de compra (Shopping Centers) comemorou seu primeiro ano de atividades com uma lista de membros no total de 246 pessoas entre admitidos por transferência e batismo. Devido ao seu inicio diferenciado, a nova congregação tem despertado a atenção e curiosidade de lideres e observadores. O presente artigo pretende fazer uma breve descrição do surgimento e desenvolvimento desta comunidade em um local antes sem presença

Ronald Reagan e o testemunho cristão

No ultimo dia 14 de setembro, Karen Tumulty, colunista do jornal americano Washington Post publicou uma carta inédita do ex-presidente Ronald Reagan. Em 07 de agosto de 1982 o presidente escreve para seu sogro que estava no leito de morte. Reagan, o ex-ator de Hollywood que aparentemente não era religioso, nem frequentador assíduo de uma igreja, surpreende com sua firmeza e crença em Jesus Cristo.  Loyal Davis, o sogro, um  médico ateu, que dias antes havia dito que não acreditava em Jesus Cristo, sua divindade, seu nascimento virginal ou sua ressurreição.  Reagan envia sua missiva com o intento claro de consolá-lo e ao mesmo tempo, segundo Karen, desempenhar “uma urgente missão - resgatar uma alma.”  Entre outras coisas Reagan compartilha com Davis como, devido à oração, cria ter sido curado de uma úlcera de estômago, enquanto era governador da Califórnia. Detalhou os vários sintomas horríveis que teve, e como todos  desapareceram milagrosamente um dia. No tal dia em que