Avançar para o conteúdo principal

Interpretando as Profecias Apocalípticas

Por que os adventistas interpretam desta maneira as profecias bíblicas? Por que os acontecimentos históricos podem cumprir profecias?

Estas e outras dúvidas surgem em nossa mente quando comparamos a nossa maneira adventista de interpretar as profecias com o modo com que outras denominações religiosas as interpretam.Em primeiro lugar temos que afirmar que existem várias escolas e ênfases diferentes na interpretação profética.Então porque nossa maneira de ver as profecias é correta?
Primeiro observe uma breve descrição das principais escolas de interpretação profética:

Preterismo:

Surge para combater as interpretações protestantes que ligavam certos textos de Daniel e Apocalipse com o papado. Um espanhol jesuíta chamado Luís de Alcazar (1554-1613) escreveu um livro sobre o Apocalipse no qual tentava refutar o desafio protestante.

A publicação de Alcazar desenvolveu um sistema conhecido como preterismo. Preterismo vem do latim “praeter” que significa “passado”.

Sua tese era de que todas as profecias do Apocalipse tinham cumprimento no passado. Ele dividiu o livro do Apocalipse da seguinte maneira:

1. Capítulos 1 a 11 – A vitória da igreja sobre a Sinagoga judaica.
2. Capítulos 12 a 19 – A vitória sobre o paganismo romano.
3. Capítulos 21 e 22 – Alcazar aplicou à igreja Católica Romana, a nova Jerusalém, gloriosa e triunfante.
O impressionante é que este sistema que foi inventado para combater o protestantismo é hoje usado por muitos teólogos liberais protestantes.

Futurismo:

Outro Jesuíta espanhol chamado Francisco Ribera (1537-1591) publicou em comentário de 500 páginas sobre o Apocalipse. Ele dizia que os primeiros capítulos do Apocalipse referiam-se à antiga Roma, mas que a maior parte das profecias apocalípticas teriam cumprimento nos últimos 3 anos e meio do fim da era Cristã.
Neste pequeno espaço de tempo o anticristo (um indivíduo, segundo Ribera) reconstruiria o templo de Jerusalém; aboliria o cristianismo; seria recebido pelos judeus; pretenderia ser deus, e conquistaria o mundo.

Neste modelo as profecias não teriam um cumprimento histórico (como no caso do sistema papal) mas teriam um cumprimento apenas no futuro.

Se você já leu o livro de Hall Lindsey “Satanás Vivo e Ativo no Planeta Terra” percebeu alguma semelhança com este sistema chamado de futurismo.

Na verdade, quem fala hoje em arrebatamento secreto e na vinda do Anticristo está alinhado com o Sr. Ribera.

Diferente do preterismo o futurismo (um sistema inventado pela igreja católica também) é imitado e usado hoje por protestantes mais conservadores.

Historicismo:

Nós, os adventistas seguimos o método histórico profético de interpretação para explicar os símbolos e seus significados. Neste método as profecias de Daniel e Apocalipse são cumpridas através das mãos de Deus nos fatos e eventos da história. Em outras palavras Deus usa a história para completar seus desígnios.

Este método não foi inventado pelos adventistas, mas foi usado por Pais da igreja e reformadores protestantes. Mas o argumento mais importante é que o próprio Jesus lançou mão dele.Jesus usou-o quando anunciou: “O tempo está cumprido e o reino de Deus está próximo...”
Em sua afirmação de cumprimento profético Ele aludiu à profecia das 70 semanas de Daniel (Daniel 9:24-27) a qual profetizou o aparecimento do messias.Próximo do final de sua vida Jesus referiu-se à mesma profecia. Contudo, desta vez, ele ponderou outro aspecto – “o príncipe que há de vir, destruirá a cidade e o santuário” (Daniel 9:26, comparar com Mateus 24:15 e Lucas 21:20). Estes eventos tiveram lugar após sua morte e ascensão. Seu histórico cumprimento ocorreu na destruição de Jerusalém e do templo pelos romanos no ano 70 D.C.

Ellen White endossou este método. Pense nestes dois textos, selecionados de tantos outros:

No apocalipse são pintadas as coisas profundas de Deus... Suas verdades são dirigidas aos que vivem nos últimos dias da história da Terra, como foram aos que viveram nos dias de João.

Algumas das cenas descritas nesta profecia estão no passado, algumas estão agora tendo lugar; algumas apresentam-nos o fim do grande conflito entre os poderes das trevas e o príncipe do céu e algumas revelam os triunfos e regozijo dos remidos na terra renovada”. Atos dos Apóstolos p. 584 (ênfase adicionada)

O livro do Apocalipse abre para o mundo o que foi, o que é, e que virá...” The SDA Bible Commentary, Vol 7. p. 954 (Ênfase adicionada).

E, os símbolos como interpretá-los?


Símbolos

Cuide na interpretação de símbolos. Observe que
a) A resposta para os símbolos está na própria Bíblia
Veja por exemplo: Apocalipse 17:15 e Daniel 7:17
b) Se não estiver na Bíblia claramente devemos interpretá-lo dentro do contexto do texto estudado (com oração)
c) Um símbolo salta aos olhos
Alguns procuram símbolos onde eles não existem. Alguns fazem alegorias de fato apenas históricos. Um símbolo deixa claro que é símbolo.
Exemplo: Bestas do apocalipse 13.
d) Não procure explicação moderna para os símbolos.
Tomar elementos modernos e fora da Bíblia e dizer que eles foram vistos pelos profetas é sempre um perigo.

Cristo o Centro da Profecia

Como identificar se uma interpretação é saudável ou não? Esta é a pergunta que fazemos quando alguém nos entrega um livro ou um folheto que comenta as profecias e acontecimentos finais.
Bem, existem várias maneiras de responder a esta indagação, mas a resposta básica é a de que nenhuma profecia deve ser interpretada sem se enfatizar o fato de que Jesus Cristo é o alvo e o conteúdo de toda a profecia. Se eu fizer qualquer pregação usando os textos proféticos e as pessoas enxergarem apenas datas, fatos históricos e não relacionarem isto com a pessoa de Jesus, meu esforço será em vão. Observe estes dois textos bíblicos:

A) “E, temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça, e a estrela da alva apareça em vosso coração, sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação; porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.” II Pedro 1:19-21
Note que Pedro está dizendo que o objetivo central da profecia é nos levar a Cristo (a estrela da alva)

B) “Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou e as notificou a João, seu servo.” Apocalipse 1:1

Em grego, a língua do Novo Testamento, a expressão de Apocalipse 1:1 “de Jesus Cristo” quer dizer que a revelação é tanto da parte de (“procedência e autoria) Jesus Cristo, quanto Jesus é o conteúdo da revelação profética.A revelação é tanto de Jesus quanto sobre Jesus Cristo.
c) “Jesus, pois, operou também, em presença de seus discípulos, muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que crendo, tenhais vida em seu nome.” João 20:30 e 31


Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Santa Ceia e as Crianças Não Batizadas

O assunto apresentado no título parece ser sem muita importância, já que temos tantos outros para ocupar nosso tempo e preocupações. Todavia, em se considerando que estamos lidando com crianças na fase plástica da vida; e que qualquer atitude lhes afeta o futuro, temos que pensar na questão. Em virtude de a Bíblia, Espírito de Profecia, ou Manual da Igreja não estabelecerem uma posição dogmática sobre o que fazer em tal caso, obviamente surgem diferentes posições na igreja. Os que defendem a participação das crianças não batizadas na Ceia fundamentam-se na refeição pascal do antigo Israel (Êxodo 12:21 a 26). Segundo eles a refeição era para toda a família, e portanto a participação das crianças não era vetada. Outro grupo crê que deveríamos evitar que as crianças imaturas participem pois ainda não compreendem o significado espiritual do ato. Bem, o que temos a observar é que toda e qualquer posição tomada sobre o assunto deveria passar pelo crivo dos princípios bíblicos de respeit

Uma breve história da Igreja Adventista do Iguatemi - Porto Alegre-RS

Porto Alegre é considerada uma das cidades com um dos menores índices de presença adventista entre as capitais brasileiras. A Organização Adventista tem se preocupado com esta defasagem de membros e igrejas e algumas decisões tem sido tomadas visando diminuir estes índices e ao mesmo tempo cumprir a comissão evangélica de Mateus 28: 18 a 20. Uma destas iniciativas de expansão foi o surgimento da Igreja Adventista do Iguatemi, congregação que começou a operar no dia 04 de setembro de 2010. Localizada em uma região de classe média da capital gaúcha entre três grandes centros de compra (Shopping Centers) comemorou seu primeiro ano de atividades com uma lista de membros no total de 246 pessoas entre admitidos por transferência e batismo. Devido ao seu inicio diferenciado, a nova congregação tem despertado a atenção e curiosidade de lideres e observadores. O presente artigo pretende fazer uma breve descrição do surgimento e desenvolvimento desta comunidade em um local antes sem presença

Ronald Reagan e o testemunho cristão

No ultimo dia 14 de setembro, Karen Tumulty, colunista do jornal americano Washington Post publicou uma carta inédita do ex-presidente Ronald Reagan. Em 07 de agosto de 1982 o presidente escreve para seu sogro que estava no leito de morte. Reagan, o ex-ator de Hollywood que aparentemente não era religioso, nem frequentador assíduo de uma igreja, surpreende com sua firmeza e crença em Jesus Cristo.  Loyal Davis, o sogro, um  médico ateu, que dias antes havia dito que não acreditava em Jesus Cristo, sua divindade, seu nascimento virginal ou sua ressurreição.  Reagan envia sua missiva com o intento claro de consolá-lo e ao mesmo tempo, segundo Karen, desempenhar “uma urgente missão - resgatar uma alma.”  Entre outras coisas Reagan compartilha com Davis como, devido à oração, cria ter sido curado de uma úlcera de estômago, enquanto era governador da Califórnia. Detalhou os vários sintomas horríveis que teve, e como todos  desapareceram milagrosamente um dia. No tal dia em que