Avançar para o conteúdo principal

Arrependimento desnecessário



 Um livro escrito por uma enfermeira australiana que trata de pacientes em estado terminal chamou a atenção há algum tempo. Bronnie Ware escreveu,  “Os Cinco Maiores Arrependimentos à Beira da Morte”, uma obra cujo título fala por si mesmo.  A pergunta que a enfermeira fez aos seus pacientes foi a seguinte: o que eles queriam ter feito na vida e não fizeram? As cinco respostas que mais apareceram foram as seguintes, em ordem:
1.      Ter vivido a vida que eu desejava, não a que os outros esperavam de mim. 2. Não ter trabalhado tanto. 3. Ter tido mais coragem de expressar meus sentimentos.4. Ter estado mais perto dos meus amigos. 5. Ter me feito mais feliz.
A primeira resposta parece revelar um certo arrependimento por estar sempre amparado na opinião e no desejo dos outros. Também pode demonstrar um desejo de ter feito coisas proibidas pela sociedade e por medo da repercussão não fazer. Nas demais percebem-se duas vontades básicas, duas ânsias que, por si, resumem tudo o que é importante para um ser humano: usufruir a vida e estar em harmonia com as outras pessoas. O triste é que essas pessoas só perceberam o que era importante para elas quando estavam penduradas nas franjas da morte. Você já notou que diante de uma situação onde a morte é inevitável como nas Torres Gemêas ou no avião que caiu na Pensilvania em 2001 as pessoas tomam o celular e na mínima fração de tempo que tem ligam para pessoas queridas. E o que elas dizem geralmente? A frase mais ouvida é: “Eu te amo”.
Por que será que somos assim? Deixamos para depois o que deveríamos fazer hoje? Não falamos o que apreciamos em uma pessoa hoje e em um momento perto da morte nos lembramos dela? Corremos atrás de dinheiro, fama e posição e não lembramos que nossos filhos estão crescendo e em breve estarão longe de nós?
Quantas esposas esperam há tanto tempo uma palavra de apreciação de um marido turrão? Por outro lado quantos maridos esperam um pouco mais de leveza de uma esposa mal-humorada? O pior é que diante de um esquife estes mesmos se derreterão em lágrimas de arrependimento. Tarde demais para ser feliz. Sabe, depois de Deus, as pessoas só se realizam com as outras pessoas. Pena que, muitas vezes, essa verdade só apareça quando é tarde demais.
Hoje é o dia de fazer o bem. Hoje é o dia de demonstrar nossos bons sentimentos para com as pessoas ao nosso redor.
“E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos.” Galatas 6: 9


Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Santa Ceia e as Crianças Não Batizadas

O assunto apresentado no título parece ser sem muita importância, já que temos tantos outros para ocupar nosso tempo e preocupações. Todavia, em se considerando que estamos lidando com crianças na fase plástica da vida; e que qualquer atitude lhes afeta o futuro, temos que pensar na questão. Em virtude de a Bíblia, Espírito de Profecia, ou Manual da Igreja não estabelecerem uma posição dogmática sobre o que fazer em tal caso, obviamente surgem diferentes posições na igreja. Os que defendem a participação das crianças não batizadas na Ceia fundamentam-se na refeição pascal do antigo Israel (Êxodo 12:21 a 26). Segundo eles a refeição era para toda a família, e portanto a participação das crianças não era vetada. Outro grupo crê que deveríamos evitar que as crianças imaturas participem pois ainda não compreendem o significado espiritual do ato. Bem, o que temos a observar é que toda e qualquer posição tomada sobre o assunto deveria passar pelo crivo dos princípios bíblicos de respeit...

Uma breve história da Igreja Adventista do Iguatemi - Porto Alegre-RS

Porto Alegre é considerada uma das cidades com um dos menores índices de presença adventista entre as capitais brasileiras. A Organização Adventista tem se preocupado com esta defasagem de membros e igrejas e algumas decisões tem sido tomadas visando diminuir estes índices e ao mesmo tempo cumprir a comissão evangélica de Mateus 28: 18 a 20. Uma destas iniciativas de expansão foi o surgimento da Igreja Adventista do Iguatemi, congregação que começou a operar no dia 04 de setembro de 2010. Localizada em uma região de classe média da capital gaúcha entre três grandes centros de compra (Shopping Centers) comemorou seu primeiro ano de atividades com uma lista de membros no total de 246 pessoas entre admitidos por transferência e batismo. Devido ao seu inicio diferenciado, a nova congregação tem despertado a atenção e curiosidade de lideres e observadores. O presente artigo pretende fazer uma breve descrição do surgimento e desenvolvimento desta comunidade em um local antes sem presença...

A Igreja Adventista do Sétimo Dia e o Ecumenismo

Se você, prezado leitor ,conhece a doutrina e a teologia da Igreja Adventista do Sétimo Dia, deve estar questionando a necessidade deste artigo. Mesmo porque qualquer pessoa que tiver contato com a literatura adventista vai descobrir que por sua formação e história a denominação não apóia qualquer tentativa de união religiosa nos moldes do ecumenismo moderno. Alguns poucos textos de Ellen Gould White ,a escritora mais lida da igreja , depois da Bíblia, bastariam para convencer qualquer pessoa sobre tal posição. Vejamos: ELLEN GOULD WHITE E O ECUMENISMO “ ... mundanos juntamente aceitarão, a forma de piedade , destituída de sua eficácia , e verão nesta aliança um grandioso movimento para conversão do mundo, e o começo do milênio há tanto tempo esperado.” 1 “Mediante dois grandes erros- a imortalidade da alma e a santidade do Domingo -- Satanás há de enredar o povo em suas malhas . ”. 2 “A vasta diversidade de crenças nas igrejas protestantes é por muitos considerada ...