Avançar para o conteúdo principal

Ventos de doutrina

De vez em quando surgem teorias  consideradas novas no meio do cristianismo.  Na verdade elas não são novas. Costumo dizer que são “venenos velhos em pílulas novas”.  
Aqui e ali alguns questionam doutrinas estabelecidas e que já foram objetos de profundo estudo dentro da Palavra de Deus.  Geralmente indivíduos descontentes com algum procedimento administrativo da igreja ou com problemas pessoais com algum líder ou membro costumam enveredar por este caminho. O problema não é teológico mas torna-se assim para dar vazão a sentimentos subterrâneos.  Eles começam sempre assim: “Irmãos, os pastores não estão contando toda a verdade para vocês. Vejam bem, eu estudei profundamente este assunto e estão escondendo coisas muito importantes de vocês”.

Este tipo de afirmação aliada a uma desconfiança que o homem pós-moderno tem sobre qualquer tipo de instituição, e a igreja não está fora disto, pode ser desastrosa para certos cristãos que acreditam nela.

Para acentuar o problema, pode em algumas situações existir um certo ineditismo nas colocações. Isto é, aquele assunto abordado é desconhecido pelo membro da igreja. Assim ele acredita na primeira versão oficiosa e rejeita a versão correta da explicação. Depois dá um trabalho para trazê-la de volta para o lado correto das coisas. Neste caso quem chega primeiro leva. Às vezes a recuperação de uma alma enredada neste emaranhado doutrinário torna-se impossível porque a própria pessoa não tem interesse em sair deste imbróglio onde lhe colocaram.

Objetivamente ,  como podemos nos prevenir para não cair nesta arapuca?  Como não cair no canto dos hereges e daqueles que trabalham para nos desviar da fé?

Em primeiro lugar nosso dever é investigar a Bíblia com oração e profundidade obedecendo princípios saudáveis de interpretação. Muitos estudam a Bíblia para fazê-la concordar com seus sonhos e devaneios. Contrário ao bereanos eles leem não para ver se as “coisas são de fato assim”; mas para fazer as coisas serem como eles acreditam.

Em segundo lugar cumpre-nos ser símplices como as pombas mas prudentes como as serpentes. Não acreditar na primeira acusação nem na primeira conversa e muito menos na primeira explicação de qualquer assunto. Só os incautos e ingênuos agem assim. Temos que testar as verdadeiras intenções pois do contrário seremos presas fáceis daqueles exploradores da boa fé.

E finalmente temos que seguir o conselho direto das Escrituras a este respeito:  “Evita discussões insensatas... porque não tem utilidade e são fúteis. Evita o homem faccioso, depois de admoesta-lo primeira e segunda vez, pois sabes que tal pessoa está pervertida, e vive pecando, e por si mesma está condenada.” Tito 3:9 a 11

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Santa Ceia e as Crianças Não Batizadas

O assunto apresentado no título parece ser sem muita importância, já que temos tantos outros para ocupar nosso tempo e preocupações. Todavia, em se considerando que estamos lidando com crianças na fase plástica da vida; e que qualquer atitude lhes afeta o futuro, temos que pensar na questão. Em virtude de a Bíblia, Espírito de Profecia, ou Manual da Igreja não estabelecerem uma posição dogmática sobre o que fazer em tal caso, obviamente surgem diferentes posições na igreja. Os que defendem a participação das crianças não batizadas na Ceia fundamentam-se na refeição pascal do antigo Israel (Êxodo 12:21 a 26). Segundo eles a refeição era para toda a família, e portanto a participação das crianças não era vetada. Outro grupo crê que deveríamos evitar que as crianças imaturas participem pois ainda não compreendem o significado espiritual do ato. Bem, o que temos a observar é que toda e qualquer posição tomada sobre o assunto deveria passar pelo crivo dos princípios bíblicos de respeit...

Uma breve história da Igreja Adventista do Iguatemi - Porto Alegre-RS

Porto Alegre é considerada uma das cidades com um dos menores índices de presença adventista entre as capitais brasileiras. A Organização Adventista tem se preocupado com esta defasagem de membros e igrejas e algumas decisões tem sido tomadas visando diminuir estes índices e ao mesmo tempo cumprir a comissão evangélica de Mateus 28: 18 a 20. Uma destas iniciativas de expansão foi o surgimento da Igreja Adventista do Iguatemi, congregação que começou a operar no dia 04 de setembro de 2010. Localizada em uma região de classe média da capital gaúcha entre três grandes centros de compra (Shopping Centers) comemorou seu primeiro ano de atividades com uma lista de membros no total de 246 pessoas entre admitidos por transferência e batismo. Devido ao seu inicio diferenciado, a nova congregação tem despertado a atenção e curiosidade de lideres e observadores. O presente artigo pretende fazer uma breve descrição do surgimento e desenvolvimento desta comunidade em um local antes sem presença...

A Igreja Adventista do Sétimo Dia e o Ecumenismo

Se você, prezado leitor ,conhece a doutrina e a teologia da Igreja Adventista do Sétimo Dia, deve estar questionando a necessidade deste artigo. Mesmo porque qualquer pessoa que tiver contato com a literatura adventista vai descobrir que por sua formação e história a denominação não apóia qualquer tentativa de união religiosa nos moldes do ecumenismo moderno. Alguns poucos textos de Ellen Gould White ,a escritora mais lida da igreja , depois da Bíblia, bastariam para convencer qualquer pessoa sobre tal posição. Vejamos: ELLEN GOULD WHITE E O ECUMENISMO “ ... mundanos juntamente aceitarão, a forma de piedade , destituída de sua eficácia , e verão nesta aliança um grandioso movimento para conversão do mundo, e o começo do milênio há tanto tempo esperado.” 1 “Mediante dois grandes erros- a imortalidade da alma e a santidade do Domingo -- Satanás há de enredar o povo em suas malhas . ”. 2 “A vasta diversidade de crenças nas igrejas protestantes é por muitos considerada ...