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Lições 08 a 13- Segundo semestre de 2016

Lição 08- Pedro e a Rocha

Tema: Pedro, suas declarações e seu relacionamento com Cristo.

Pedro é um personagem importante seja por suas perguntas seja por suas respostas. Embora ele seja polemico temos lições a aprender com ele e sua relação com Jesus.
Aprendemos que:

I- Pedro , o homem da resposta certa

  1. Pergunta Jesus: Que dizem que eu sou?
  2. Pedro responde: Tú és o Cristo, o filho do Deus vivo.Mateus 16:13-17

II- Pedro, o objeto da revelação certa

  1. Jesus revela o futuro da sua igreja para Pedro.
  2. Jesus diz : Tú es pedro (um pedaço de rocha) e sobre esta rocha (que é o próprio Jesus) edificarei a minha igreja.
  3. Jesus estava dizendo que Pedro era parte desta igreja cuja base era Ele, Jesus. Comparar Mateus 16 com Efésios 2:20.

III- Pedro, o homem das inclinações erradas
  1. Num determinado momento Pedro falhou. Ele tentou dissuadir Jesus de ir à cruz e a morte que nos salvaria. Mateus 16:21
  2. Jesus o repreende: “Para trás de mim , Satanás” Mateus 16:22
  3. O problema era que Pedro estava tentando desviar Jesus de sua missão.

IV- Pedro, o homem privilegiado

  1. Pedro estava na transfiguração de Cristo. Um privilegio.
  2. A transfiguração tinha como objetivo fortalecer Jesus em sua missão de salvar e reafirmar o amor do Pai por ele.

V- Pedro, o homem que errou, mas mesmo assim não deixou de confiar em Deus

  1. No episódio da cobrança de impostos (Mateus 17:24-27) Jesus como mestre não precisava pagar.
  2. Ao dizer sim para que o Mestre pagasse imposto , Pedro perdeu a oportunidade de testemunhar sobre a absoluta autoridade de Cristo.
  3. Mas Jesus não o humilhou. mandou que ele fosse pescar dizendo que o dinheiro para pagar o imposto estaria na boca do peixe pescado.
  4. Pedro confiou em Jesus e foi e viu o milagre da moeda na boca do peixe.

Conclusão: Como podemos explicar os altos  e baixos de Pedro?

Pedro aproveitou bem os privilégios que Deus lhe deu? Como você pode aproveitar aquilo que Deus lhe deu para crescer espiritualmente.











Lição 09- Ídolos da alma e outras lições de Jesus


Tema: Em episodios da vida de Jesus aprendemos o que realmente é ser grande no reino de Deus.


I- Quem é grande no reino?

  1. Em Mateus 18:1 os discípulos por causa da projeção de Pedro quiseram saber de Jesus quem é o maior no reino. Jesus não diz quem é o maior, mas como o maior se comporta. Quem são os grandes no reino? 
  2. Os humildes como uma criança. Uma criança obediente e submissa à vontade de Deus. Mateus 18:1-4
  3. Os que promovem a paz e o perdão entre os irmãos- Mateus 18:15-35
  4. Os que buscam as ovelhas perdidas- Mateus 18:10 a 14
  5. Em contraste Jesus fala em Mateus 19:16 a 30 do jovem rico. Alguém que desconhece a verdadeira grandeza e os valores do reino de Deus.

II- Quem não pode ser grande no reino?

  1. Pedro pergunta a Jesus sobre o que ganhariam os discípulos que deixaram tudo para segui-lo. Jesus responde que ganhariam 100 vezes aqui e mais a vida eterna.
  2. E ao falar sobre as vantagens de segui-lo Jesus também está a dizer que a verdadeira grandeza não está nas coisas e posições terrenas, mas na vida eterna.
  3. Então aqueles que não são grandes no reino são aqueles que não querem pagar o preço de seguir a Jesus.
  4. Os que o seguem não podem amar as posições do mundo e amar a Cristo. Ninguém pode servir a dois senhores. Veja o caso de Mateus 20:20-27 ( Tiago e Joao, cuja mãe pediu para eles se assentarem a direita e esquerda no reino futuro de Jesus)
  5. O preço é aceitar a Cristo e arcar com as consequências.

Conclusão:

  1. Já que ser grande no reino envolve promover a paz e o perdão entre os irmãos(Mateus 18:15-20), como podemos fazer isto individualmente hoje?




















Lição 10- Jesus em Jerusalém

Tema: A Lição desta semana trata dos acontecimentos da chegada de Jesus em Jerusalem logo antes de sua paixão e morte.


Quais são estes acontecimentos?

1- Entrada triunfal de Jesus em Jerusalem- Mateus 21:1-11

  1. Jesus entrando em Jerusalem montado em um jumentinho e o povo cantando hosanas fora profetizado- Zacarias 9:9
  2. Esta vinda a Jerusalem também foi a esperança apresentada pelo profeta Ageu de que um dia viria ao Templo pós-exilico o “Desejado de todas as nações”. Ageu 2:6-9

2- A purificação do Templo- Mateus 21:12-17

  1. Jesus vai ao templo e vendo os que vendiam e compravam os expulsa dali.
  2. Ao dizer: Voces transformaram a Casa de Deus em covil de ladrões.
  3. Na verdade eles estavam usando a parte do templo que era dos gentios e ao ocuparem o espaço estavam tirando(roubando) a oportunidade de salvação dos não judeus.

3- A maldição da figueira- Mateus 21:18-22

  1. A figueira sem frutos representava grande parte da liderança judaica que não estava produzindo frutos para o reino de Deus.
  2. Este foi um ato simbólico de juízo.

4- A pedra rejeitada, a parabola do dono da vinha e a parabola das bodas- Mateus 21:33-46; Mateus 221-15

  1. Jesus contou uma parabola envolvendo:
  1. O dono da vinha: Deus
  2. Os lavradores: O povo judeu, especialmente os lideres
  3. Os servos: os profetas
  4. O Filho: Jesus Cristo
b) Jesus então fala de que Ele era a pedra angular que estava sendo rejeitada pelos construtores do Templo.
c) Para completar Jesus conta a parábola de um rei (que é Deus)  que convida pessoas para a festa de casamento do seu filho (Jesus). Um a um dão desculpas para não vir. Chegam a matar os mensageiros (representando os judeus que mataram os profetas).


Conclusão:

1- Por que o homem da parábola não pode ficar  na festa por não estar com as vestes apropriadas? Mateus 22:11 a 14








Lição 11- Eventos finais

Tema: Uma apresentação das predições de Jesus sobre a destruição de Jerusalem e sua Segunda Vinda.


Introdução: Depois de falar em Mateus 23 sobre a rejeição que encontrou com seu próprio povo. Jesus deu a sentença: “… a casa de vocês ficará deserta” significando que Deus faria uma transição na história da salvação. O povo de Deus agora seria a igreja e não mais a nação judaica.
Então, em Mateus 24 Ele fala da destruição de Jerusalém e propositalmente mistura com os sinais de sua Segunda Vinda .


I- Destruição de Jerusalem- Mateus 24:15-22

  1. Jerusalem , símbolo da incredulidade e rejeição 
  2. Objeto dos juízos de Deus. a destruição de Jerusalem pode ser vista como uma amostra dos juízos de Deus no fim.
  3. Jesus alertou seus discípulos: “Quando virdes Jerusalem sitiada… fujam para os montes…”Lucas 21:20-22
  4. Eles seguiram a recomendarão e nenhum cristão pereceu.(Ver Lição de terça)

II- Sinais da vinda- Mateus 24:5-14: 24:29

  1. Jesus faz uma lista de sinais que na verdade mostram eventos que teriam lugar antes de sua vinda.
  2. São eles: falsos cristos, falsos profetas, guerras, pestes, o esfriamento do amor, terremotos, fomes, escurecimento do sol, e etc.

III- Como será sua vinda?

  1. Visivel - Mateus 24:27
  2. Glorioso - Mateus 24:30
  3. Acompanhado pelos anjos- Mateus 24:31
  4. Virá no dia e hora acertado pelo Pai - Mateus 24:36


Conclusão:
1) O que significa "geração"" em Mateus 24:36? Ver resposta na Lição de sexta-feira.

2) Diante dos sinais que apontam a volta de Jesus, o que devemos fazer? Mateus 24:42















Lição 12- Os últimos dias de Jesus

Tema: Uma analise dos últimos acontecimentos da vida de Cristo.

Quais são estes acontecimentos e o que aprendemos deles?

  1. Mulher derramando vaso de alabastro sobre Jesus.

  1. Era uma prova de gratidão de uma pessoa, Maria. Ver Lição de domingo.
  2. Era a unção de Jesus para seu sepultamento. 

2)  A ultima páscoa e a Santa Ceia.

  1. Jesus comemora a ultima pascoa e faz a transição para a Santa Ceia.
  2. A Ceia aponta para a libertação do pecado enquanto que a Páscoa apontava para a libertação do Egito.
  3. A Ceia nos lembra o passado (aquilo que Jesus fez por nós na cruz) mas aponta para o futuro ( Ele voltará).

3) O Getsemani

  1. Local de intenso sofrimento por causa dos nossos pecados.
  2. No Getsemani Jesus humano temia uma eterna separação de Deus tal era a malignidade do pecado sobre Ele.

4) A traição de Judas e a negação de Pedro

  1. Judas escolheu trair Jesus ouvindo a sugestão de Satanás- João 6:70; Lucas 22:3
  2. Pedro, um corajoso seguidor em um momento fraquejou logo depois negando o Senhor dizendo: Eu não o conheço.

Para debater: 

  1. Lendo a história de Judas perguntamos: Até que ponto o pecado é responsabilidade nossa? Podemos culpar o diabo pelo pecado de Judas?
  2. O fato de Deus saber que Judas trairia Jesus poderia impedir a Judas de cometer tal ato?





















Lição 13- Crucificado e ressurreto

Tema: Um estudo sobre a morte e a ressurreição de Jesus e a esperança que elas nos trazem.

Nossa lição da semana pode ser resumida em 5 palavras (o professor pode levar cada uma delas em um pequeno cartaz):

  1. Escolhas

  1. O povo escolheu o pior. Entre Jesus e Barrabas decidirem libertar o ladrão e crucificar Jesus.
  2. No final das contas todos nós temos que escolher entre Cristo ou Satanás. Não há meio termo.

2) Abandono (aparente)

  1. Em meio à dor e o sofrimento Jesus clamou; Deus meu, Deus meu, porque me desamparastes?
  2. Deus não havia desamparado. Deus não desampara seus filhos.
  3. Mas apesar do aparente abandono Jesus permaneceu firme na fé. Ele clamou àquele que podia ajudá-lo.

3)  Salvação

  1. O véu sendo rasgado indicava que a sombra (os serviços do santuário terrestre)  encontraram agora a realidade.
  2. A salvação chegara.  O simbolismo foi tomado pela realidade. O verdadeiro Cordeiro morreu.

4) Esperança

  1. Com a ressurreição de Jesus todos pode ter esperança de vida eterna.
  2. Os judeus sabiam de muitos que morreram crucificados. Mas com Jesus foi totalmente diferente.
  3. Ele morreu não por causa de seus crimes e Ele ressuscitou.

5) Missão

  1. A narrativa de Mateus termina com a missão.
  2. O Ide de Mateus 28:19,20 é para todos

Conclusão:

  1. Só temos duas opções: 1) Achar que a ressurreição foi uma invenção dos discípulos; 2) Crer que ele de fato ressuscitou e está vivo olhando por nós. Finalmente voltará para nos buscar.
Então, como explicar a uma pessoa que nos pergunte que a ressurreição de Jesus foi verdadeira?

Peça a opinião dos seus alunos.

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