Avançar para o conteúdo principal

O Workshop e o diabo



As palavras “Em meu nome expulsarão os demônios” se tornaram o pretexto para a iniciativa comercial feita por uma igreja evangélica de Cuiabá (MT).
A noticia que a "Igreja Casa do Senhor" está vendendo um curso de exorcismo e matriculando interessados ao custo de R$ 50,00, viralizou na internet. De acordo com a Folha de São Paulo, o curso será no dia 14 de abril e, dizem os responsáveis, “será o melhor curso de libertação do Brasil”.
Minha primeira impressão ao ler a matéria foi fazer as perguntas que certamente muita gente fez: E isto é assim mesmo? Será que para expulsar demônios precisamos de técnicas de um curso ou do poder de Deus? 
Embora reconheçamos que Jesus não somente expulsou mas também deu autoridade para seus filhos expulsarem demônios (Marcos 16:17); banalizar a questão, certamente não estava em seus planos. Esta ideia, de que para qualquer tipo de problema é necessário fazer um exorcismo, não é bíblica. Se não vejamos: A ação do Maligno manifesta-se nem sempre por possessão, quando ele toma conta das faculdades físicas , mentais e espirituais do ser humano. No relato bíblico observa-se a mudança de personalidade e comportamento, e em alguns casos, o possesso assume uma força física descomunal (Lucas 8: 29), conhecimento sobrenatural (Lucas 8:28) e um comportamento auto-destrutivo (Marcos 5:5). O inimigo trabalha (e muito) também com outros métodos tais como tentação ( I Tess.3:5) e até obsessão, quando há uma tentação continuada, como uma idéia fixa na pessoa. O episódio de Saul dominado pela idéia de matar Davi pode ser um exemplo de obsessão. 
Existe muita confusão por causa da difusão de ação demoníaca (ou pseudo-ação) por parte de determinados grupos religiosos. Torna-se necessário o uso de muita cautela e, ao mesmo tempo, discernimento espiritual para se evitar fraudes tais como aquelas onde se atribui à ação maligna aquilo que é farsa, doença psicológica ou manipulação humana. O culto não precisa ser um espetáculo circense , onde o diabo é o artista principal e a igreja se assemelha a um picadeiro qualquer.
Admiro o grande número de pessoas que se dizem crentes , mas que em certas reuniões de cura são “possuídas" e viram objetos de exorcismo. Fenômeno no mínimo esquisito; pois se um cristão é morada do Espírito Santo, como nos diz a Bíblia, não pode ser morada de um ente inferior e que a Ele se opõe (I João 4:4 ;5:18).
Não é com cursos ou workshops que se vence o adversário. O segredo é manter a fé firme e  constante. O conselho é ainda atual: ”Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; Ao qual resisti firmes na fé…” I Pedro 5:8,9

Temer a Deus e não ter medo do diabo; ele é um inimigo vencido, eis a  fórmula para os vencedores nesta guerra espiritual.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Santa Ceia e as Crianças Não Batizadas

O assunto apresentado no título parece ser sem muita importância, já que temos tantos outros para ocupar nosso tempo e preocupações. Todavia, em se considerando que estamos lidando com crianças na fase plástica da vida; e que qualquer atitude lhes afeta o futuro, temos que pensar na questão. Em virtude de a Bíblia, Espírito de Profecia, ou Manual da Igreja não estabelecerem uma posição dogmática sobre o que fazer em tal caso, obviamente surgem diferentes posições na igreja. Os que defendem a participação das crianças não batizadas na Ceia fundamentam-se na refeição pascal do antigo Israel (Êxodo 12:21 a 26). Segundo eles a refeição era para toda a família, e portanto a participação das crianças não era vetada. Outro grupo crê que deveríamos evitar que as crianças imaturas participem pois ainda não compreendem o significado espiritual do ato. Bem, o que temos a observar é que toda e qualquer posição tomada sobre o assunto deveria passar pelo crivo dos princípios bíblicos de respeit

Uma breve história da Igreja Adventista do Iguatemi - Porto Alegre-RS

Porto Alegre é considerada uma das cidades com um dos menores índices de presença adventista entre as capitais brasileiras. A Organização Adventista tem se preocupado com esta defasagem de membros e igrejas e algumas decisões tem sido tomadas visando diminuir estes índices e ao mesmo tempo cumprir a comissão evangélica de Mateus 28: 18 a 20. Uma destas iniciativas de expansão foi o surgimento da Igreja Adventista do Iguatemi, congregação que começou a operar no dia 04 de setembro de 2010. Localizada em uma região de classe média da capital gaúcha entre três grandes centros de compra (Shopping Centers) comemorou seu primeiro ano de atividades com uma lista de membros no total de 246 pessoas entre admitidos por transferência e batismo. Devido ao seu inicio diferenciado, a nova congregação tem despertado a atenção e curiosidade de lideres e observadores. O presente artigo pretende fazer uma breve descrição do surgimento e desenvolvimento desta comunidade em um local antes sem presença

Ronald Reagan e o testemunho cristão

No ultimo dia 14 de setembro, Karen Tumulty, colunista do jornal americano Washington Post publicou uma carta inédita do ex-presidente Ronald Reagan. Em 07 de agosto de 1982 o presidente escreve para seu sogro que estava no leito de morte. Reagan, o ex-ator de Hollywood que aparentemente não era religioso, nem frequentador assíduo de uma igreja, surpreende com sua firmeza e crença em Jesus Cristo.  Loyal Davis, o sogro, um  médico ateu, que dias antes havia dito que não acreditava em Jesus Cristo, sua divindade, seu nascimento virginal ou sua ressurreição.  Reagan envia sua missiva com o intento claro de consolá-lo e ao mesmo tempo, segundo Karen, desempenhar “uma urgente missão - resgatar uma alma.”  Entre outras coisas Reagan compartilha com Davis como, devido à oração, cria ter sido curado de uma úlcera de estômago, enquanto era governador da Califórnia. Detalhou os vários sintomas horríveis que teve, e como todos  desapareceram milagrosamente um dia. No tal dia em que