Avançar para o conteúdo principal

Papa cancela a Biblia: Fato ou ficção?



Recebi no ultimo final de semana uma noticia que em tradução livre seria assim: “Papa Cancela a Biblia e propõe criar um novo livro.”
O texto dizia que o "Papa Francisco surpreendeu o mundo hoje ao anunciar que a Bíblia está totalmente desatualizada e precisa de uma mudança radical, por isso a Bíblia é oficialmente cancelada e é anunciada uma reunião entre as personalidades mais altas da igreja onde será decidido o livro que a substituirá. seu nome, seu conteúdo. Alguns nomes já estão sendo considerados e o que tem mais força é o “Biblia 2000”.
Para surpresa de quem leu, esta é apenas mais uma das famosas “fake news”( noticias falsas) que se espalham como fogo em palha seca hoje em dia. O proprio site que divulgou ( thereisnews.com) diz que ele é um espaço de humor e ficção, não tendo nenhuma ligação com a realidade. 
Investigando a origem da matéria, uma peça inventada por quem não tem o que fazer, fui levado a pensar  que muitas vezes  a Biblia tem sido “cancelada" e não nos apercebemos disto. A Biblia é cancelada quando não a lemos. Sim, um livro empoeirado na prateleira não salva ninguém, muito menos transforma qualquer pessoa. A Biblia é cancelada quando a interpretamos fora do seu contexto. Todos conhecemos aquela frase, “Texto fora do contexto é mero pretexto”, mas ainda é comum ver gente pregando, ensinando ou simplesmente lendo as Escrituras sem prestar atenção ao contexto.
A Biblia é cancelada quando não a divulgamos. Um livro maravilhoso é apenas mais um livro quando não ministramos estudos bíblicos aos que não o conhecem. Sonegamos informação e desprezamos o recado claro de Jesus de ir e pregar à toda criatura. Para estes e para nós a Biblia está sendo cancelada. Que pena!
Pior, é o cancelamento da Biblia quando não a vivemos. As letras precisam passar para a vida real e diaria. Craig Groschel escreveu um livro intitulado The Christian Atheist onde ele diz que o problema de muitos cristãos hoje é que eles acreditam que Deus existe mas vivem como se ele não existisse. O mesmo pode ser dito da relação com a Biblia, o manual de orientação dado por Deus. Há os que acreditam nela e a vezes a usam como uma espécie de amuleto contra o mal. Conservam uma Biblia aberta no Salmo 91 esperando que Deus os livre, mas praticar seus ensinos, bem isto, é outra história…

Tudo isto me parece bem mais prejudicial do que ler uma fake news sobre o Papa acabando com a Biblia. E convenhamos, tudo o que o Papa, ou quem quer que seja, venha a fazer nesta área, será pouco diante do que muitos cristãos andam fazendo. Não lendo; lendo mas não interpretando; estudando, mas não divulgando; ou conhecendo mas não vivendo. Um claro desserviço para o Livro e  seu Autor. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Santa Ceia e as Crianças Não Batizadas

O assunto apresentado no título parece ser sem muita importância, já que temos tantos outros para ocupar nosso tempo e preocupações. Todavia, em se considerando que estamos lidando com crianças na fase plástica da vida; e que qualquer atitude lhes afeta o futuro, temos que pensar na questão. Em virtude de a Bíblia, Espírito de Profecia, ou Manual da Igreja não estabelecerem uma posição dogmática sobre o que fazer em tal caso, obviamente surgem diferentes posições na igreja. Os que defendem a participação das crianças não batizadas na Ceia fundamentam-se na refeição pascal do antigo Israel (Êxodo 12:21 a 26). Segundo eles a refeição era para toda a família, e portanto a participação das crianças não era vetada. Outro grupo crê que deveríamos evitar que as crianças imaturas participem pois ainda não compreendem o significado espiritual do ato. Bem, o que temos a observar é que toda e qualquer posição tomada sobre o assunto deveria passar pelo crivo dos princípios bíblicos de respeit

Uma breve história da Igreja Adventista do Iguatemi - Porto Alegre-RS

Porto Alegre é considerada uma das cidades com um dos menores índices de presença adventista entre as capitais brasileiras. A Organização Adventista tem se preocupado com esta defasagem de membros e igrejas e algumas decisões tem sido tomadas visando diminuir estes índices e ao mesmo tempo cumprir a comissão evangélica de Mateus 28: 18 a 20. Uma destas iniciativas de expansão foi o surgimento da Igreja Adventista do Iguatemi, congregação que começou a operar no dia 04 de setembro de 2010. Localizada em uma região de classe média da capital gaúcha entre três grandes centros de compra (Shopping Centers) comemorou seu primeiro ano de atividades com uma lista de membros no total de 246 pessoas entre admitidos por transferência e batismo. Devido ao seu inicio diferenciado, a nova congregação tem despertado a atenção e curiosidade de lideres e observadores. O presente artigo pretende fazer uma breve descrição do surgimento e desenvolvimento desta comunidade em um local antes sem presença

Ronald Reagan e o testemunho cristão

No ultimo dia 14 de setembro, Karen Tumulty, colunista do jornal americano Washington Post publicou uma carta inédita do ex-presidente Ronald Reagan. Em 07 de agosto de 1982 o presidente escreve para seu sogro que estava no leito de morte. Reagan, o ex-ator de Hollywood que aparentemente não era religioso, nem frequentador assíduo de uma igreja, surpreende com sua firmeza e crença em Jesus Cristo.  Loyal Davis, o sogro, um  médico ateu, que dias antes havia dito que não acreditava em Jesus Cristo, sua divindade, seu nascimento virginal ou sua ressurreição.  Reagan envia sua missiva com o intento claro de consolá-lo e ao mesmo tempo, segundo Karen, desempenhar “uma urgente missão - resgatar uma alma.”  Entre outras coisas Reagan compartilha com Davis como, devido à oração, cria ter sido curado de uma úlcera de estômago, enquanto era governador da Califórnia. Detalhou os vários sintomas horríveis que teve, e como todos  desapareceram milagrosamente um dia. No tal dia em que